ouvir notícia
Brasil no Top 5 Global: Combate ao Abuso Infantil Online Acelera!
O Brasil subiu no ranking dos países que mais denunciam conteúdo de abuso sexual infantil online em 2024, segundo o Relatório Global da InHope. A SaferNet, organização brasileira, ficou em 5º lugar, com quase 49 mil páginas criminosas denunciadas.
Como o Brasil Chegou Lá?
- Denúncias e Inteligência Artificial: A SaferNet recebeu mais de 50 mil denúncias de usuários e identificou outras 38 mil páginas com conteúdo ilegal usando inteligência artificial.
- Colaboração Internacional: O Brasil enviou mais de 10 mil páginas para autoridades e organizações de outros países, ajudando a combater crimes com vítimas estrangeiras.
- Avanço Rápido: Em apenas dois anos, o Brasil saltou da 27ª para a 5ª posição no ranking global.
O Brasil Também Recebe Denúncias:
- Outros países denunciaram mais de mil páginas com abuso infantil hospedadas em servidores brasileiros, que foram encaminhadas para investigação.
Desafios e Soluções:
- Apesar dos avanços, faltam canais de denúncia em países da África e América Latina.
- Especialistas apontam a necessidade de ferramentas de detecção em português e espanhol, e de pesquisas sobre o abuso infantil online na região.
- A Safernet tem se destacado na descoberta de redes de comercialização de abuso infantil no aplicativo Telegram.
Protagonismo Brasileiro:
- A SaferNet representará o Brasil em eventos internacionais sobre proteção infantil online, apresentando ferramentas para rastrear conteúdos ilegais.
- Um dos grandes destaques é o glossário que identifica termos, siglas, emojis e hashtags usados por abusadores em português, espanhol e inglês.
"Esses conteúdos são extremamente prejudiciais, e por isso o trabalho de procura e denúncia é essencial para que a justiça seja feita e para que mais crianças não sejam prejudicadas".