O Segredo do Ceará: Escola Pública do Interior DÁ UM SHOW e Conquista o Brasil no ENEM! - Pagenews

O Segredo do Ceará: Escola Pública do Interior DÁ UM SHOW e Conquista o Brasil no ENEM!

Publicado em: 12/07/2025

O Segredo do Ceará: Escola Pública do Interior DÁ UM SHOW e Conquista o Brasil no ENEM!
ouvir notícia
0:00

Uma escola pública lá do nosso Interior, de Acaraú, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni, simplesmente detonou na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024! Eles alcançaram a MAIOR MÉDIA entre TODAS as escolas públicas do Brasil: um impressionante 912,1! 


De Acaraú para o Topo: Como Eles Chegaram Lá? E Tem Mais Escolas Cearenses na Lista!


Essa façanha é pra aplaudir de pé! A EEEP Marta Maria Giffoni, que fica a uns 244 km de Fortaleza, mostrou que com dedicação e estratégia, a educação pública cearense pode brilhar muito. E não para por aí: a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Vicente de Paulo da Costa, também de Acaraú, ficou em 11º lugar com uma média de 876,9 na redação! O Ceará está com tudo!


Pra você ter uma ideia, a segunda colocada no ranking nacional das escolas públicas foi o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com 904,3. Depois, a Escola Estadual Joaquim Soares da Silva, de Goiás, com 900. Nossas escolas cearenses estão no páreo dos melhores!


Mas qual o segredo dessas escolas? A EEEP Marta Giffoni é um exemplo de sucesso! Na última edição do Enem, de 129 alunos que fizeram a prova, 78% deles tiraram 900 pontos ou mais na redação. E pasme: 15 alunos chegaram pertinho da nota máxima, com 980 pontos!


A estratégia é de mestre:




  • Participação em massa: Quase todos os alunos do 3º ano da escola fizeram a prova do Enem. Isso mostra o engajamento de todo mundo!




  • Laboratórios de Redação desde cedo: Os alunos são preparados para a redação desde o 1º ano do Ensino Médio, com aulas focadas em cada série.




  • Leitura e escrita turbinadas: Eles incentivam a leitura com oficinas de redação e usam plataformas digitais pra dar um gás nos textos, com direito a feedback e participação em concursos.




  • Aulas conectadas com o mundo: Os professores trazem temas atuais e relevantes para as discussões em sala, ajudando os alunos a contextualizar o que pode cair na prova.




Esse feito da EEEP Marta Maria Giffoni é um orgulho para o nosso estado e serve de inspiração para todo o Brasil. Mostra que com trabalho duro, dedicação de alunos e professores, e uma boa estratégia, é possível alcançar resultados incríveis!

Mais Lidas