Publicado em: 05/04/2025
Uma operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) desmantelou um esquema de receptação de materiais furtados em Fortaleza. Na última sexta-feira (4), um homem de 31 anos, proprietário de uma sucata no bairro Genibaú, foi preso em flagrante com 500 kg de fios elétricos e hidrômetros, produtos de furto qualificado. A ação policial, que ocorreu na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), representa um duro golpe contra o comércio ilegal de materiais furtados na região.
Os investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da PCCE estavam em busca de informações sobre furtos e roubos de materiais de empresas de serviços, como luz e água, quando receberam uma denúncia crucial. Um caminhão, carregado com sucata, estaria transportando fios elétricos e hidrômetros furtados, escondidos sob uma carga de latinhas de alumínio.
Com as informações em mãos, os agentes da DRF iniciaram uma operação de rastreamento, localizando e acompanhando o caminhão até a entrada da sucata no Genibaú. A abordagem revelou a veracidade da denúncia: 400 kg de fios elétricos e hidrômetros estavam escondidos sob as latinhas. Uma busca no interior do galpão da sucata revelou mais 100 kg dos materiais furtados.
O proprietário da sucata, que não apresentou nota fiscal ou comprovante da origem dos materiais, foi preso em flagrante por receptação qualificada. O motorista do caminhão foi ouvido como testemunha, e um veículo do suspeito foi apreendido.
A prisão do receptador e a apreensão dos materiais furtados representam um avanço significativo no combate ao comércio ilegal de materiais roubados em Fortaleza. A ação policial busca desarticular esquemas criminosos que alimentam o mercado negro e prejudicam empresas de serviços e a população em geral.
A Polícia Civil do Ceará reforça a importância da colaboração da população no combate ao crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura através dos seguintes canais:
A participação da comunidade é fundamental para fortalecer a segurança e garantir um ambiente mais justo e seguro para todos.