Publicado em: 05/06/2025
Nova frente fria se aproxima do Brasil nos próximos dias
O país se prepara para receber sua segunda onda de frio em 2024, segundo alerta emitido pela Climatempo. O sistema deve atingir primeiramente a região Sul entre quinta (5) e sexta-feira (6), avançando progressivamente para Sudeste, Centro-Oeste e até partes do Norte no final de semana.
Diferenças em relação à primeira onda de frio
Embora menos intensa que o evento climático registrado entre maio e início de junho, esta nova massa de ar polar promete ser mais duradoura, com previsão de permanecer em algumas regiões até 14 de junho. Meteorologistas destacam que muitos locais experimentarão períodos prolongados de baixas temperaturas, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e partes de Mato Grosso do Sul.
Dois pulsos de frio em sequência
O primeiro impulso, entre quinta e sexta, trará uma massa de ar mais moderada, mantendo temperaturas baixas no Rio Grande do Sul e causando queda acentuada em Santa Catarina e Paraná. Já no domingo (8), uma segunda e mais potente massa polar avançará pelo continente, provocando declínio térmico significativo em boa parte do país.
Impactos regionais e variações térmicas
Mapas meteorológicos indicam que todo o estado de São Paulo e áreas vizinhas podem registrar quedas superiores a 5°C entre este e o próximo final de semana. Enquanto Santa Catarina até o sul de Mato Grosso terão dias mais gelados, o Norte do país - especialmente Acre e sul de Rondônia - deve experimentar nova friagem.
Baixa probabilidade de neve
Diferente da frente fria anterior, esta não apresenta condições favoráveis para ocorrência de neve nas serras catarinenses. A Climatempo ressalta que, apesar da menor intensidade, a população deve se preparar para um período prolongado de temperaturas abaixo da média, com possibilidade de recordes de frio em algumas localidades durante as madrugadas.